Histórico

Histórico da Instituição

No dia 07 de maio de 1999 o Ensino Fundamental foi municipalizado em São João Novo, posteriormente à municipalização de São Roque, ocorrida em 1997, visto que algumas U.E. não aderiram ao programa e até o ano de 2007, a Unidade Escolar funcionava em dois endereços, na Rua José Benedito Rodrigues, nº 141 (prédio da EMEF do Distrito de São João Novo – Ciclo I) e na Rua Henrique Pinheiro, nº 08 (prédio da EE Epaminondas de Oliveira). No final do 4º Bimestre de 2007, dia 30 de novembro, houve a inauguração do prédio no qual atendemos a comunidade atualmente, sito à Rua José Benedito Rodrigues, nº 141, fundos, passando a fazer parte do Conjunto Educacional Felipe Nicodemos.
Em 2008, a formação se fez com a distribuição de dez salas no período da manhã e dez salas no período da tarde, atendendo ao Ensino Fundamental Ciclo II Regular, de 5ª a 8ª séries, e EJA (Educação de Jovens e Adultos) no período noturno, atendendo no primeiro semestre ao 1º e 3º termos e no segundo semestre ao 2º e 4º termos.
No ano de 2009 a formação de salas se fez com a distribuição de dez salas, no período da manhã e onze no período da tarde, atendendo ao Ensino Fundamental Ciclo II, de 5ª a 8ª séries, e EJA no período noturno, atendendo no primeiro semestre ao 1º e 3º termos e no segundo semestre ao 2º e 4º termos.
No ano de 2010, doze salas foram formadas no período da manhã e onze no período da tarde, atendendo o Ensino Regular Ciclo II (5ª a 8ª séries), além de duas salas de EJA, no período noturno, atendendo no primeiro semestre ao 1º e 3º termos e no segundo semestre, ao 2º e 4º termos. Neste mesmo ano, a escola recebeu uma Sala de Recursos Multifuncionais para AEE (Atendimento Educacional Especializado) visando atender alunos da Educação Infantil (Creche e EMEI), do Ciclo I e do Ciclo II.
Em 2011, a Unidade Escolar anteriormente denominada EMEF Distrito de São João Novo – ciclo II, foi nomeada EMEF Professora Sônia Maria Abreu Ghilardi, em homenagem à vice-diretora com o mesmo nome, que atuava na gestão e veio a falecer.
Em 2014 a Unidade Escolar contava com doze salas de aula no período da manhã e doze no período da tarde, atendendo cerca de 700 alunos. Quanto ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), os alunos atendidos no período da manhã, contraturno do período regular, eram seis, três do 6º Ano e três do 7º Ano. À tarde, contamos com oito alunos atendidos, também no contraturno do período regular, sendo quatro alunos do 8º Ano e quatro do 9º Ano. Em janeiro deste ano houve alteração da equipe gestora.
Em 2015 a Unidade Escolar contava com 10 salas de aula no período da manhã e 9 no período da tarde. Atendemos também duas salas de aulas no contraturno pelo Programa Mais Educação, com duas horas a mais de aulas para alunos dos 7º Anos e 8º Anos. Além disso, buscamos parcerias externas com uma das igrejas locais (visando trabalho de fortalecimento da autoestima dos alunos, construção de personalidade mediante valores sociais, políticos e estéticos de modo laico, conforme previsto em lei), além da parceria existente na U.E. do Projeto Karatekinha, dirigido por Kazurô Nakashima Diana, presidente da ACCEPPA do Brasil.

No ano de 2016 contamos com 10 salas no período matutino, atendendo a 8º e 9º anos e 10 salas no período vespertino, atendendo 6º e 7º anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário